Quando publiquei sobre as minhas metas para 2019 referi que queria começar a organizar as minhas poupanças de acordo com a regra 50-30-20. Na altura, algumas pessoas que lêm aqui o blogue questionaram-me sobre em que é que consistia esta regra. É precisamente dela que venho falar nesta publicação.
Desde que comecei a trabalhar que sempre tive o cuidado de organizar os meus gastos de maneira a sobrar sempre dinheiro ao final do mês. O quanto sobrava dependia muitos dos meses, sendo que há meses em que existem gastos que nem sempre esperamos - por exemplo uma avaria no carro ou uma compra que precisa mesmo ser feita. Neste ano de 2019 tomei a decisão de que queria que todos os meses me sobrasse a mesma quantia fixa de dinheiro e foi então que encontrei a regra 50-30-20.
Como funciona a Regra 50-30-20?
Existem 3 tipos de despesas diferentes que devem ser consideradas:
Para quem é um pouco desorganizado, pode ser difícil começar com um método destes para organizar as suas finanças. Deixo-vos algumas dicas:
Dicas para Começar:
A minha opinião é, se vos for possível, tenham ao menos uma poupança que vos permita viver 1 ano sem trabalhar e a manter o mesmo nível de vida que têm. Se conseguirem esse valor poupado, de certeza irão evitar dores de cabeça futuras.
Abaixo disponibilizo-vos de maneira gratuita uma folha de cálculo igual à que uso para organizar as minhas finanças. Penso que é bastante intuitiva e é sem dúvida uma boa aliada à vossa organização. Espero que gostem dela.
Como funciona a Regra 50-30-20?
Existem 3 tipos de despesas diferentes que devem ser consideradas:
- Necessidades (50%): De acordo com a regra, 50% do rendimento líquido deve ser reservado para gastos essenciais, e dos quais não podemos mesmo escapar: renda de casa (ou prestação do empréstimo), contas de água, luz, etc., alimentação...
- Desejos (30%): Aqui entram todos os gastos com coisas relacionadas com o estilo de vida que temos: esteticista, ginásio, cabeleireiro, restaurante, etc. Basicamente entra tudo aquilo que no fundo poderiamos viver sem.
- Poupança (20%): Este vai corresponder ao valor que vamos deixar quieto, que poderá servir para uma emergência ou para algum investimento futuro.
Para quem é um pouco desorganizado, pode ser difícil começar com um método destes para organizar as suas finanças. Deixo-vos algumas dicas:
Dicas para Começar:
- 1. Comecem por organizar as vossas contas nas 3 categorias definidas na regra.
- 2. Após o primeiro passo, vejam que despesas têm que podem ser melhoradas. Por exemplo, imaginem que na categoria de Desejos se apercebem que estão a gastar demasiado em roupa... se calhar é tempo de repensar este gasto.
- Organizem as vossas despesas numa folha de cálculo. Eu já faço isso há algum tempo e super recomendo, já que me auxilia demais a perceber onde estou a gastar o meu dinheiro.
A minha opinião é, se vos for possível, tenham ao menos uma poupança que vos permita viver 1 ano sem trabalhar e a manter o mesmo nível de vida que têm. Se conseguirem esse valor poupado, de certeza irão evitar dores de cabeça futuras.
Abaixo disponibilizo-vos de maneira gratuita uma folha de cálculo igual à que uso para organizar as minhas finanças. Penso que é bastante intuitiva e é sem dúvida uma boa aliada à vossa organização. Espero que gostem dela.

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